Quais critérios
devem ser adotados pelo professor na avaliação de um livro didático para o seu
trabalho?
A escolha do material didático é de
extrema importância para o processo de ensino aprendizagem nos dias de hoje;
pois desvalorizado e sobrecarregado, o professor, mal pago, faz dele sua
bengala.
A responsabilidade das editoras com o
compromisso de uma boa educação escolar termina quando o professor opta por
usar o livro como guia para ensinar. Essa atitude restringe o ensino,
unificando o processo de ensino aprendizagem tão particular de cada comunidade,
impedindo o aluno de aprender de maneira prazerosa, contextualizada e dinâmica.
Com a falta de tempo do professor para
preparar aulas e o descaso do governo com a educação, realmente é preciso
recorrer ao livro didático quase que diariamente. Portanto, é primordial que se
faça uma boa escolha desse material que norteará o processo de ensino
aprendizagem.
Critérios bastante relevantes neste
momento são: a atualização dos textos, a apresentação dos conteúdos de forma
contextualizada, o ensino da gramática em prol da expressão escrita e oral do
aluno - jamais isolada -, as atividades de produção textual consistentes,
reflexivas, embasadas – jamais utilizadas apenas para verificar ortografia ou
sintaxe - e, claro, a relevância do ensino dos conteúdos abordados no livro
didático para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, para o
exercício de sua cidadania.